quarta-feira, 11 de junho de 2008

Artigo interessante

11 de junho de 2008. | N° 70

Distorção comunicacional
Valdete Daufemback*

Chamou-me a atenção, no bairro Jardim Paraíso, pela sua originalidade, o nome de um estabelecimento comercial. Mas deixaria perplexo qualquer vernaculista sem familiaridade com o mundo da publicidade. Ao entrar no recinto, procurei saber a razão do nome exposto na fachada do prédio. O proprietário, no meio da retórica explicativa, foi logo inferindo: "Olha, aqui no bairro tem muito coisa boa, não é só o que mostram os noticiários".

Essa expressão afirmativa em relação ao Jardim Paraíso é comum se ouvir dos moradores locais. O motivo? A imagem do bairro veiculada nos meios de comunicação. De tanto esse bairro ser rotulado como "o mais violento de Joinville", os moradores criaram mecanismos de defesa em oposição ao discurso homogeneizante da mídia, que, ao fazer recortes na composição das informações a serem divulgadas, evidencia um ângulo de conteúdo impactante socialmente e, a partir daí, justifica tomar o todo do local por este ponto.

Na configuração deste cenário, parece apropriado buscar em Habermas a expressão "distorção comunicacional" para, minimamente, compreender a ação dos comunicadores. À medida que o profissional da comunicação produz um texto alienado do contexto, está, ingenuamente, ou intencionalmente, pela simplificação da informação, instituindo uma mentira. O comunicador, nesta forma de fazer jornalismo, presta um desserviço à sociedade, pois apenas fomenta a cultura do medo, ao transformar uma ocorrência policial em um perigo social generalizado.

No capitalismo de mercado, para a mídia as notícias viraram mercadorias. Assim, nos meios de comunicação costuma-se dizer que a "boa notícia é a má notícia". Então a empresa de comunicação aposta na venda de notícias conforme o gosto do consumidor. Neste sentido, qual a função social dos meios de comunicação? Seria levar à sociedade informação sobre assuntos de interesse social? Neste caso, estaria a sociedade disposta a consumir uma "distorção comunicacional", contribuindo para a valorização da mentira instituída?

Os comunicadores, durante o processo de formação profissional, aprendem a refletir teoricamente nos vários campos do conhecimento, incluindo a ética. Porém, no campo do trabalho, há profissionais que, antecipadamente ao conhecimento do contexto dos fatos que viram notícia, se acham na autoridade de fazer julgamentos precipitados sem qualquer preocupação ou respeito com as pessoas envolvidas - ou rotulam toda a população residente em um bairro pela ação de algumas pessoas. Isso leva a crer que o conhecimento não leva, necessariamente, à ética, mas a ética é que fundamenta o conhecimento. Mais do que conhecimento, é preciso responsabilidade e sensibilidade para lidar com questões sociais.

No contexto da porosidade da fronteira entre a ética e o conhecimento, a população do Jardim Paraíso passa pelo constrangimento de ser alvo da exposição da mídia. Na edição 9 do "Jornal do Paraíso", um periódico das organizações sociais do bairro veiculado mensalmente, moradores se manifestaram a esse respeito porque acham que os jornalistas estão contribuindo na construção de uma imagem negativa sobre o Jardim Paraíso. Por isso, o "Jornal do Paraíso" entrevistou alguns dos jornalistas que fazem cobertura das matérias policiais veiculadas em jornais, rádios e emissoras de televisão, para entender a disposição da mídia em retratar o bairro como o lugar da violência.

É inadmissível que a falta de humanização na divulgação de matérias tenha uma explicação tão simplesmente de ordem técnica, como a falta de tempo, de espaço ou para chamar a atenção das autoridades ou ainda para responder a uma necessidade que muitas pessoas têm por informações trágicas. Nessa lógica, os meios de comunicação são o remédio/veneno para os males do Paraíso.

Divulgar homicídios como estatística, rotular um local como "o mais violento", fazer matérias de cunho sensacionalista em nada ajuda no processo da comunicação social; ao contrário, são informações desprovidas de sentido. Afinal, os profissionais da comunicação deveriam agir em defesa da população, não como inimigos, para quem se evita dar informações temendo a divulgação de uma mentira instituída.

Considerar que a contextualização dos fatores da violência na elaboração da matéria a ser divulgada constitui perda da essência do trabalho do profissional da comunicação só faz endossar a presença da prática da "distorção comunicacional", da qual os moradores do Jardim Paraíso são afetados.

( vdaufen@terra.com.br )

*Mestre em história cultural e professora de sociologia em Joinville

Fonte: Opinião - Jornal A Notícia

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Agora sim

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De uma notícia do dia 30 de abril da página do CNPq:

Rezende anuncia aumento no valor de bolsas de mestrado e doutorado

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, anunciou hoje (30) que as bolsas de estudo oferecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) terão, em junho, reajuste de 27,6% para mestrado, passando dos atuais R$ 940,00 para R$ 1.200, e de 29% para doutorado, aumentando de R$ 1.394,00 para R$ 1.800.

“Estou autorizado pelo presidente Lula e pela equipe econômica do governo a anunciar esse reajuste, que gira em torno de 24%”, disse Rezende, na cerimônia em comemoração dos 57 anos do CNPq, em Brasília.

O aumento era uma reivindicação esperada pela comunidade científica, mas o anúncio só foi feito agora por causa da demora da aprovação do Orçamento Geral União, que só ocorreu em março. Em 2007, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no lançamento do Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação 2007-2010, conhecido como PAC da Ciência, fez o anúncio do aumento, mas não pôde precisar o percentual. “Com o fim da Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira e a falta de um orçamento para este ano, só foi possível fazê-lo agora”, ratificou Rezende.

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terça-feira, 18 de março de 2008

Inscrição para INTERCOM 2008

Informações corretas sobre prazos para inscrição de trabalhos.


Período para inscrição de trabalhos - 18 de abril a 13 de junho

Data final para comunicação aos congressistas dos aceites de trabalhos completos selecionados pelos comitês avaliadores dos NPs ou dos Eventos - 30 de junho

Data final para divulgação aos congressistas do programa de cada NP ou Evento, incluindo os trabalhos selecionados - 21 de julho

terça-feira, 11 de março de 2008

Intercom 2008 - Chamada de trabalhos

INTERCOM 2008
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação

Chamada de Trabalhos - informações básicas:


Quem e onde apresentar trabalhos:

Doutores, Doutorandos, Mestres, Mestrandos
Colóquio Binacional - Colóquio Brasil-Portugal de Ciências da Comunicação
Endocom – Encontro de Informação em Ciências da Comunicação
Multicom – Colóquios Multitemáticos em Comunicação
NP-Intercom – Encontro dos Núcleos de Pesquisa em Comunicação
Publicom – Encontro com Autores–Editores de Publicações Recentes em Comunicação

Professores, Pesquisadores, Profissionais Graduados, Especialistas
Altercom – Jornada de Inovações Midiáticas e Alternativas Comunicacionais
Endocom – Encontro de Informação em Ciências da Comunicação
Multicom – Colóquios Multitemáticos em Comunicação
Publicom – Encontro com Autores–Editores de Publicações Recentes em Comunicação

Estudantes de graduação
Expocom – Simpósio da Pesquisa Experimental em Comunicação
Intercom Júnior – Jornada de Iniciação Científica em Comunicação


Inscrições
Não sócios
De 20 de abril a 7 de julho - R$ 260,00
De 8 de julho a 21 de julho - R$ 320,00
De 22 de julho a 6 de agosto - R$ 400,00

Sócios
De 20 de abril a 7 de julho - R$ 130,00
De 8 de julho a 21 de julho - R$ 160,00
De 22 de julho a 6 de agosto - R$ 200,00

Estudantes de graduação
De 20 de abril a 7 de julho - R$ 100,00
De 8 de julho a 21 de julho - R$ 120,00
De 22 de julho a 6 de agosto - R$ 140,00


Mais informações sobre formatos e aceites:
http://www.intercom.org.br/congresso/2008/chamada.shtml

Teorização do Jornalismo em Portugal

Sugiro uma visita ao sítio: http://teoriadojornalismo.ufp.pt

Trata-se da versão inicial e experimental do sítio de um projeto desenvolvido por pesquisadores da Universidade Fernando Pessoa e coordenado pelo Prof. Jorge Pedro Sousa. A intenção é recuperar o pensamento jornalístico português produzido até ao 25 de Abril de 1974.

O espaço é uma espécie de biblioteca de resumos de livros sobre jornalismo publicados em Portugal, por autores portugueses, antes de 1974.

Dos 350 livros já inventariados em bibliotecas (primeira fase do projeto), já estão feitas cerca de 120 fichas de leitura, principalmente elaboradas pelos alunos de Ciências da Comunicação da UFP.

Também podem ser encontrados no sítio do projeto textos de interpretação, contexto e resultados. A previsão é que o projeto esteja concluído até 2009.

O projeto tem apoio financeiro da Fundação Fernando Pessoa/Universidade Fernando Pessoa.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Objetividade na imprensa e o futuro do jornalismo no BBC Debate

Para comemorar seus 70 anos de existência, a BBC Brasil realizará em março, em São Paulo, uma série de debates que discutirão temas como o papel do Brasil na América do Sul, a objetividade na imprensa e o futuro do jornalismo.

O evento, chamado BBC Debate, será realizado no Centro Brasileiro Britânico, onde também fica a redação da BBC Brasil em São Paulo, nos dias 12 e 13 de março, quarta e quinta-feira. As incrições são gratuitas e as vagas limitas.

Confira a programação:
BBC Debate

Quarta-feira, 12 de março:
9h30 - Apresentação do vídeo BBC Brasil 70 Anos, com o diretor da BBC Brasil, Rogério Simões, e a diretora de Américas e Europa do Serviço Mundial da BBC, Nikki Clarke.
10h - 12h30 - Debate 1: "O Gigante Vizinho: O Brasil e a América do Sul"
O debate concidirá com o lançamento da série de reportagens especiais em texto, vídeo e áudio, que discutirá a relação entre o Brasil e o resto do continente, em meio às transformações por que a região tem passado nos últimos anos.
Convidados:
- Rogério Simões, diretor da BBC Brasil- Jonathan Wheatley, correspondente do Financial Times- Carlos Chirinos, correspondente da BBC Mundo na Venezulea- Fernan Saguier, colunista do La Nación- Professor Ricardo Seitenfus, especialista em Mercosul

14h - 16h30 - Debate 2: "Jornalismo no Século 21: Objetividade x Subjetividade"
Convidados (outros nomes serão confirmados):
- Gary Duffy, correspondente da BBC em São Paulo- Mariza Tavares, diretora-executiva da Rede CBN de Rádio


Quinta-feira, 13 de março:
10h - 12h30 - Debate 3: "Liberdade de expressão: Limites do Jornalismo no Século 21"
Convidados:
- Lucia Newman, correspondente da Al-Jazeera- Mario Magalhães, ombudsman da Folha de S. Paulo

14h - 16h30 - Debate 4: "O Novo Jornalismo: Convergência e Interatividade"
Convidados:
- Pete Clifton, diretor de Jornalismo Multimídia da BBC- Andrea Fornes, produtora-executiva da MSN Brasil- Antonio Prada, diretor de conteúdo do Terra- Marcia Menezes, diretora de Jornalismo do G1

Para se inscrever, os interessados devem enviar um e-mail para:
bbcdebate@bbcbrasil.com.br
As inscrições serão feitas separadamente para cada um dos quatro debates, com uma mensagem de e-mail para cada um. Os interessados podem se inscrever para quantos debates quiserem.
Inclua no seu e-mail de inscrição: - Nome completo- E-mail - Telefone para contato- Coloque no assunto da mensagem o nome do debate para o qual está se escrevendo
Os inscritos serão contatados pela BBC alguns dias antes do evento para confirmar sua participação. Se esta não for confirmada, seu lugar será oferecido para aqueles em lista de espera.

Local do evento:CBB - Centro Brasileiro BritânicoR. Ferreira de Araújo, 741- Pinheiros - São Paulo - SP

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Para conhecimento dos colegas

Divulgado tbém hoje pela colega Tina Braga, jornalista que faz assessoria de imprensa do Sindicato dos Jornalistas de SC (www.sjsc.org.br),

abs a todos,

Evandro (em recuperação)


Seminário

Em março, Florianópolis será a capital brasileira do Jornalismo

Entre os dias 27 e 30 março, o SJSC em conjunto com a Fenaj promove o I Seminário Nacional sobre o Conhecimento do Jornalismo e o II Seminário do Programa Nacional de Estímulo à Qualidade do Ensino de Jornalismo. A realização destes encontros é resultado dos Congressos Nacionais dos Jornalistas - ocorridos nos estados de Paraíba e Minas Gerais nos anos de 2006 e 2007, respectivamente. Para os dias 29 e 30 de março, está programada a reunião do Conselho de Representantes da Fenaj com a participação de diretores dos sindicatos de jornalistas de todo o país filiados à Fenaj para um balanço das atividades desenvolvidas no ano passado. As inscrições para os seminários iniciam dia 1º de março.



Convite

Palestra de abertura da Pós-graduação em Comunicação Social

A Profª. Mestre Denise Lacerda realiza palestra sobre "A importância do especialista no mercado de trabalho" para apresentar o programa do curso de pós-graduação em Comunicação Social oferecido pelo Cesusc. O evento está marcado para o dia 29/02, às 19 horas, no Auditório do CESUSC, localizado na rodovia SC 401, km 10, no bairro Santo Antonio de Lisboa/Florianópolis. O curso tem duração de 1 ano e meio, com início em 14/03/08, e custo de 20 parcelas de R$ 398,00. Jornalistas sindicalizados receberão desconto. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (48) 3235-2600, com Viviane, Débora ou Juliana.